Rainhas de T'Challa
RAINHAS DE T'CHALLA é um conceito de fotografia feminina que visa exaltar a mulher preta em toda a sua beleza, seu poder e sua cultura. Inspirado no universo fictício do Pantera Negra, seu nome faz alusão à majestade feminina, representada na ficção pelas figuras da rainha mãe Ramonda e da mutante Ororo Munroe, esposa do rei T’Challa. Além de uma referência à paixão do fotógrafo pela cultura Nerd, é uma ode à cultura, à ancestralidade, aos traços e às raízes africanas que transbordam na mulher preta brasileira. São ensaios que cultuam esta mulher através de olhos diferentes dos seus, sem seus habituais filtros de autocrítica.
Exalta as virtudes de mulheres plurais e maravilhosas em sua essência, ignorando os padrões excludentes que se estabeleceram em nossa sociedade.
A mulher preta merece ser admirada.
O conceito mira na autoestima da mulher preta, chamando sua atenção para a grandiosidade que ela carrega em si. Enaltece a sua beleza, sem diminuir as demais. Não fala sobre superioridade, mas sobre ser linda em seu universo singular. É sobre autoamor, orgulho e auto aceitação.
RAINHAS DE T'CHALLA é uma evolução natural do bem sucedido Projeto Dora, que era uma iniciativa para democratizar o espaço e a visibilidade entre mulheres negras e brancas no meu universo fotográfico. A vivência do projeto evidenciou a necessidade de torná-lo um trabalho de maior relevância, O que o alavancou à motivação principal da minha obra.